fale com o doutor

whatsapp

dúvidas?

visite-nos

icone whatsapp.png

Horários de funcionamento

Segunda - Sexta: 08.30 - 18.00

Sábado: 09.00 - 12.30

Domingo: Fechado

 
FAQ

Perguntas frequentes

Quanto tempo a pessoa fica protegida após a aplicação de uma vacina?


O desenvolvimento de anticorpos ocorre em média, após 15 dias da aplicação vacinal.




Existem vacinas que transmitem a doença?


Algumas vacinas que tem na sua composição microrganismos vivos (sarampo, caxumba, rubéola, varicela, febre amarela) podem apresentar como evento adverso uma reação vacinal semelhante a uma forma muito branda da doença que é autolimitada.




Quais as contra indicações para fazer uso de vacinas?


A primeira contra indicação é alergia a algum componente da vacina. Para avaliar esta condição, quando você vai se vacinar na PRONTOVACIN passa por uma triagem cuidadosa, quando você responde um questionário sobre sua saúde incluindo histórico de alergia alimentar e/ou medicamentosa. Contudo, existe o risco, embora raro, da ocorrência de uma reação alérgica a algum componente da vacina que o indivíduo não sabia ser previamente alérgico.

Além disso, existem condições especiais de saúde onde a vacina pode ser contra-indicada ou adiada em função das alterações na imunidade do indivíduo.
Nessas situações é importante a avaliação de um médico para melhor decidir sobre o esquema vacinal mais adequado.




Pode-se tomar mais de uma vacina no mesmo dia? As reações são maiores?


Várias vacinas podem ser feitas no mesmo dia, desde que autorizadas tecnicamente através de estudos científicos. Elas devem ser aplicadas nas suas apresentações individuais e em locais anatômicos distintos. Sabemos que a aplicação simultânea de vacinas não aumenta os eventos adversos.




Quais os efeitos colaterais?


Febre, dor de cabeça, inchaço ou vermelhidão no local são alguns dos efeitos colaterais mais comuns das vacinas, que podem surgir até 48 horas depois da sua administração. Muitas vezes, esses efeitos colaterais manifestam-se mais rapidamente nas crianças, deixando-as muitas vezes irritadas, inquietas e chorosas.
Na maioria dos casos os sintomas manifestados não são graves e passam entre 3 a 7 dias, sem necessidade de ajuda médica.





  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Prontovacin Clínica de Imunização 

Rua Prudente de Morais, 1645 - Vila Seixas, Ribeirão Preto - SP

CEP: 14020-055
Telefone: (16) 3636-6565  
Whatsapp: (16) 98150-0531