Buscar

homens também devem se proteger

Atualizado: 5 de Nov de 2018

O novembro azul é o mês com foco na saúde dos homens. Sabe-se que culturalmente os homens tem dificuldade de se cuidar. Quebrar esse paradigma é fundamental para aumentar a longevidade e qualidade de vida masculina.


Por questões culturais, muitos homens ainda acreditam que o simples fato de ir a um médico é sinal de fraqueza, outros creem que a medicina preventiva é desnecessária. Essas crenças, entretanto, aumentam o risco de descoberta tardia de doenças e diminui a expectativa de vida masculina.





em homens, o hpv pode causar verrugas genitais e tumores de pênis, ânus, boca e garganta.



Dados do Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC) apontam que 63% dos casos de câncer de pênis são provocados pelo HPV. Existem mais de 150 tipos diferentes de vírus para o HPV, pelo menos 13 são considerados fatores de risco para o câncer. Entre esses 13, os mais perigosos são os tipos 16 e 18. Estima-se que 80% de todas as pessoas sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos desse vírus em algum momento da vida.


Além dos problemas causados à saúde do homem, um indivíduo infectado passa a ser transmissor desses vírus, o que o torna um potencial risco também à saúde das mulheres, uma vez que o HPV é responsável por quase 100% dos cados de câncer do colo do útero, além de tumores na vagina, ânus, vulva e orofaringe.

Apesar de fundamental para se proteger de várias doenças sexualmente transmissíveis, estima-se que o preservativo tem eficiência de 70% contra o vírus HPV, isso porque quando é usado, apenas o pênis está protegido, enquanto outras áreas da genitália ficam expostas e podem entrar com contato com a vagina durante a relação sexual.

A maneira mais eficiente de se proteger dos mais perigosos tipos desse vírus é a vacina. Disponível para meninos de 11 a 14 anos anos na rede pública e para homens de até 26 anos em clínicas privadas, a vacina é o mecanismo mais eficiente de proteção.

É preciso que haja um forte trabalho de educação para que o homem compreenda que suas atitudes tem impacto não só na sua vida, mas de toda a sociedade.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Prontovacin Clínica de Imunização 

Rua Prudente de Morais, 1645 - Vila Seixas, Ribeirão Preto - SP

CEP: 14020-055
Telefone: (16) 3636-6565  
Whatsapp: (16) 98150-0531