
Pré-natal

O que é o Pré-Natal?
O ideal é que ele comece antes da concepção, que a mamãe se programe para a gravidez. Mas se não acontecer assim, e na maioria das vezes não acontece, ele deve iniciar assim que a gravidez é confirmada e será realizado durante toda a fase gestacional, pós-parto e período de aleitamento.
Principais Objetivos?
A prevenção de patologias tanto maternas como fetais e a detecção de possíveis transtornos psicológicos que podem estar associados a maternidade. Tratar deficiências nutricionais, promovendo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos para a gestante. Orientar a mamãe em todos os aspectos em como se programar para receber o seu bebê.
Essa com toda certeza é a "primeira consulta mais longa da sua vida"...

Essa é uma fase de muitas dúvidas, principalmente para os papais de primeira viagem. Nessa primeira consulta é muito importante que o casal vá junto, o papai só tem a ganhar, para que ele entenda e compreenda todas as mudanças no corpo da mulher, que com certeza irá impactar a vida do casal. Normalmente essas dúvidas são:
- O que eu posso fazer e não posso fazer?
- O que eu posso comer?
- Posso fazer atividades físicas? Quais as recomendadas e as proibidas?
- Posso ter relações sexuais?
Cada mulher é única e todas essas questões e decisões sobre o que pode ou não
devem ser tomadas junto com o seu médico.

Nessa primeira consulta, o obstetra fará com você a chamada “Anamnese obstétrica”, que é o histórico da sua vida, nesse momento é muito importante que você estabeleça um vínculo de total confiança e sinceridade com seu médico, ele te perguntará sobre:
seu histórico de doenças; vai querer saber como foi sua infância; histórico familiar detalhado; histórico de doenças malignas, de infecções, cirurgias, gestações anteriores, hábitos, trabalho, aceitação da gravidez, problemas físicos e psicológicos.
Assim como o histórico do pai do bebê também, para poder identificar possíveis patologias que possam colocar você e o bebê em risco.
Exame Físico Detalhado
Esse é o momento de entender sobre o corpo da mamãe, possíveis carências nutricionais, alteração na alimentação, entender se ela é, ou se tornou vegetariana ou vegana, para reposição nutricional. É um exame clínico bem detalhado para identificar anemia, hipertensão e o peso da gestante. Sobre o peso da mamãe, é importante levar em conta o seu IMC – Índice de Massa Corpórea. Seu médico irá calcular com você, cada grávida ganhará um peso e isso é normal.

Nessa consulta o obstetra irá te explicar todo o organograma da gestação, fazer todo o planejamento da gravidez, até a chegada do bebê;

-O que acontece no 1º, 2º e 3º trimestre.
- Ele vai te explicar sobre os ultrassons, a importância de cada um deles e o que cada um deles representa.
- Qual a data provável do parto.
- E principalmente, para as mamães de primeira viagem, explicar sobre os sintomas que ela vai sentir, e eles são muitos... Muitos deles logo no 1º trimestre, como as cólicas que são comuns logo no início, o muco cervical (a secreção) que aumenta bastante, enxaqueca, enjoos e sono excessivo.

Você saberá quais medicamentos pode tomar, quando for necessário e quais deve evitar. Algumas grávidas apresentam vômitos excessivos no 1º trimestre, existem medicações específicas, para amenizar os vômitos que podem levar a gestante ao quadro de desidratação e desnutrição. A mamãe sairá com um receituário de medicações para dor de cabeça, náuseas, vômitos, acúmulo de gases e prisão de ventre. Bem como a indicação de protetor solar e repelente.
Vacinas
Você já deve estar pensando... Xiii será que meu calendário de vacinas está em dia?
O seu médico certamente irá te indicar três vacinas que são muito importantes,
durante o pré-natal.
1. A primeira delas é a Influenza (gripe) – Essa vacina é renovada todos os anos, e as grávidas são do grupo de risco e devem sim, tomar a vacina, porque a gripe pode ser muito grave para a gestante. Existe um mito de que a vacina causa a gripe... NÃO! A vacina não causa a gripe, ela no máximo causa uma reação leve e transitória.
2. A segunda vacina, é a Hepatite B – A Hepatite, é um vírus causador de uma infecção no fígado, essa vacina é recomendada pelo ministério da saúde, e todas as gestantes devem tomar. Ela é ministrada em três doses, no esquema de 0-1 e 6 meses.
3. A terceira é a Tríplice bacteriana Acelular do tipo adulto ou dTpa– Essa vacina é recomendada em todas as gestações, pois além de proteger a gestante, permite a transferência de anticorpos ao bebê, protegendo-o nos primeiros de vida, até que ele possa ser vacinado. Ela deve ser ministrada, a partir da 20ª semana de gestação.

Para mais informações acesse nosso site e confira o calendário completo de vacinação:
https://www.prontovacin.com.br/calendarios
Saúde bucal

A mamãe deve estar atenta a sua saúde bucal; é comum o sangramento nas gengivas de gestantes, por diversos fatores mas, é importante que se isso acontecer frequentemente, a mamãe deve procurar um dentista ou um periodontista para avaliar a saúde bucal. Para assim, poder tratar placas bacterianas e bactérias que podem influenciar de maneira negativa o pré-natal.
O mais importante é que a mamãe não saia com dúvidas e as que forem surgindo anote todas e traga para a próxima consulta.

Toda consulta e dúvidas são individualizadas e devem ser passadas para o seu obstetra para que ele possa te orientar. É muito importante que você tenha fácil acesso ao seu obstetra.
E sua consulta será finalizada com o pedido do ultrassom por imagem do seu bebê, segura a ansiedade! Vamos juntos continuar por essa incrível experiência!!!